EMPRÉSTIMO PARA SERVIDORES, APOSENTADOS E PENSIONISTAS DOS GOVERNOS ESTADUAIS
Descontado diretamente em sua folha de pagamento, as taxas de juros são 3x menores do que a de um empréstimo comum e você não precisa se preocupar com as parcelas, oferecemos prazos entre 12 a 96 meses para fazer o pagamento. E o melhor: sem consulta aos órgãos de proteção de crédito (SPC e Serasa).
É tudo de forma fácil, rápida, sem burocracia e com toda comodidade que você precisa.
*Crédito sujeito a aprovação cadastral e demais condições do produto e dos convênios.
Empréstimo Consignado é uma opção prática e segura de empréstimo, sendo o valor contratado pago em parcelas mensais fixas, descontadas diretamente em folha de pagamento do contratante, com contratação 100% digital.
Lei do empréstimo consignado para servidor público estadual
Antes de sabermos mais sobre a lei do empréstimo consignado para servidor público estadual, é preciso compreender que cada estado propõe regras e, principalmente, a taxa de juros aplicada.
Outra regra importante para o servidor público estadual é que o órgão ao qual ele possui vínculo deve ter convênio com instituições financeiras que liberam o crédito consignado.
Porém, mesmo com esses detalhes, o servidor público estadual segue a mesma regra geral do empréstimo consignado para servidores públicos de todas as 3 esferas.
A Lei do Empréstimo Consignado determina que todo funcionário público, federal, estadual ou municipal, tem direito a solicitar um empréstimo consignado.
As instituições financeiras que ofertam este tipo de crédito, normalmente, oferecem taxas de juros reduzidas e um prazo mais longo para pagamento.
Existe empréstimo para servidor público negativado?
Sim! Estar negativado deixou de ser um problema com a criação do empréstimo consignado.
Isto acontece porque, como dissemos antes, o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento ou contracheque.
Com o risco baixo de inadimplência, as instituições financeiras não impedem as pessoas que estejam com o nome sujo de fazer empréstimo.
Quem pode fazer empréstimo consignado para servidor estadual?
Todas as instituições financeiras conveniadas e liberadas pelo Banco Central para realizar a operação de crédito podem fazer o empréstimo consignado.
Entretanto, além dessa liberação com o Banco Central, o órgão ao qual o servidor trabalha também deverá ter um convênio com as instituições financeiras.
Quando um servidor público não pode fazer empréstimo?
Existem servidores públicos que não podem fazer empréstimos consignados, como os que possuem contrato temporário.
Veja a seguir outros servidores que não podem buscar o crédito consignado:
- Tenham contrato temporário;
- Estejam em cargo em Comissão;
- Pensões especiais – ADM;
- Celetistas;
- Estagiários;
- Gratificados;
- Designados;
- Prestadores de Serviços;
- Excedentes à Lotação.
Qual a margem consignável de empréstimo para servidor público estadual?
A MARGEM CONSIGNAVEL é a porcentagem permitida por lei que pode ser utilizada do salário ou benefício do trabalhador para descontos de um, ou mais, contratos de empréstimo consignado.
Atualmente, os servidores públicos possuem a margem de 40%, sendo 35% reservados para empréstimos e 5% do cartão de crédito consignado.
Empréstimo para servidor público estadual: simulação
Os servidores públicos estaduais que desejam realizar a simulação de um empréstimo consignado devem procurar uma instituição financeira conveniada ao Banco Central.
Essas empresas costumam disponibilizar um simulador para que o servidor possa entender melhor as condições de contrato que são oferecidas.
Veja a seguir como usar um simulador e entender como ficaria o seu empréstimo consignado.
Como usar simulador de empréstimo consignado para servidor público?
Para utilizar o simulador de consignado é bastante simples. Você deverá inserir o valor que deseja de crédito ou então, deve colocar na calculadora o valor da parcela que deseja pagar mensalmente.
Ao inserir o valor total do crédito, a calculadora irá informar o valor da parcela que será descontada em seu pagamento de acordo com as condições de contrato da empresa.
Mas, se você optar por colocar o valor da parcela, a calculadora de simulação irá lhe mostrar a quantia que será depositada em sua conta, sempre de acordo com as condições contratuais.
Qual o juros de empréstimo servidor público?
As TAXA DE JURIS aplicadas em empréstimos consignados variam de acordo com a instituição financeira.
Mas, de acordo com o Banco Central, as taxas de juros para crédito consignado atuais podem chegar a 4,4% ao mês em instituições autorizadas a conceder empréstimo a servidores públicos.
Como contratar empréstimo para servidor público estadual?
Para o servidor público contratar empréstimo consignado, o primeiro passo é encontrar uma instituição financeira que realize esse tipo de operação.
Importante: É preciso entender que o Banco Central não liberou todas as empresas a realizarem este tipo de transação.
Após encontrar a empresa ideal para você, ela solicitará alguns documentos para prosseguir com a contratação.
Confira a seguir a documentação necessária.
Documentos requisitados
Veja a lista de documentos solicitados para pedir o empréstimo consignado:
- Documento de identificação pessoal com foto, como o RG e a CHN;
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Comprovante de residência, como conta de água ou de luz;
- Comprovante de renda, como o contracheque ou holerite.
Empréstimo online servidor público
O servidor público estadual já pode solicitar o empréstimo consignado online, sem precisar sair de casa, nem pegar fila.
As instituições financeiras aptas para oferecer o crédito, permitem que a contratação seja feita pelo site ou por meio de aplicativos.
Todo o processo é digital, desde o envio de documentos até o recebimento do valor na conta do servidor.
Gostou de saber mais sobre o empréstimo consignado para servidor público estadual? Para continuar recebendo conteúdos da meutudo, preencha o formulário abaixo.
